sábado, 14 de maio de 2011

São Luis recebe Conselheiros Tutelares do Maranhão




Aconteceu de 12 a 14 de maio no Sesc Olho D’Água, o XV encontro de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do Maranhão, com o tema “ 21 anos do ECA: em defesa da prioridade absoluta, usando a legalidade para mudar a realidade de crianças e adolescentes maranhenses”.

Na (abertura do evento estiveram presentes: Deputada Estadual, Eliziane Gama (PPS), Deputado Federal, Luciano Moreira (PMDB), Vereador Vieira Lima (PPS), Secretaria Adjunta da Criança e da Assistência Social, Eloina Abrantes, Superintendente de Policia da Capital, Sebastião Uchoa, Promotora e Coordenadora de Apoio Operacional da Infância e Juventude, Márcia Moura Maia, Representante da Associação de Conselheiros Tutelares, Claudiomar Correia.

O objetivo do encontro dentre outros foi de promover uma ação integrada entre os conselhos tutelares, sociedade civil, órgãos governamentais e não governamentais poderes executivo, legislativo, judiciário, ministério público e demais setores da sociedade; além de difundir a importância dos conselhos tutelares na sociedade dado a sua relevância e o serviço público que é prestado, além de promover o intercâmbio entre conselheiros (as) e ex-conselheiros (as) tutelares para o aprimoramento da função e defender e reivindicar os interesses de seus associados, bem como, judicial e extrajudicial quando necessário.

A palestra sobre o tema do evento foi proferida pelo promotor da infância e juventude Drº. Marcio Thadeu Silva Marques, com o tema “21 anos do ECA em defesa da prioridade absoluta, usando a legalidade para mudar a realidade de crianças e adolescentes maranhenses.

No evento forma ministradas palestras sobre temas atuais, tais como: violência na escola (bullyng), tecnologia de comunicação e informação (tics) e a política do SUAS.

Durante os três dias a capital recebeu autoridades da área da Infância de 70 municípios do estado. O evento serviu para troca de experiências de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares, além de refletir sobre a importância desta função nas comunidades.

No Maranhão dos 217 municípios apenas 193 possuem conselhos tutelares, em São Luis existem somente seis. Os conselhos tutelares estão estalados em prédio alugados, sem carros, sem telefones, sem material de expediente, sem salários e em alguns deles o critério democrático de escolha de seus membros não foram respeitado como preconiza o estatuto da criança e do adolescente sendo eles apenas colocados pelos prefeitos das cidades.

No encerramento foram eleitos os coordenadores da ACECTMA (Associação de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do Maranhão), gestão 2011/2013.


 ___________________________
Por: Marcos José (Japi)88466101 
Assessor de comunicação da ARCETMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário